domingo, 8 de maio de 2011

Muito Prazer, Mí-ou-ní


Tudo bem que não dá para levar a sério um cara de outra dimensão, que voa, através do arco-íris, todo saradão, no meio do deserto mexicano e, logo de cara, flerta com uma Natalie Portman meteorologista, toda meiga e impetuosa. Mas dá pra se divertir muito com tudo isso!

A grande aventura começa perto das seis da tarde, com um convite inesperado: “Thor as dez no Cinemark” – Inesperado simplesmente por não esperar, porque sendo feito, só podia ter sido por quem foi, parceiro ávido e ativo da sétima arte. E sempre sucumbo à idoneidade.

Por isso, não fosse o incansável voto de confiança, Thor teria passado longe da minha lista de filmes. Pelo personagem, sem dúvida. Já não sou um grande entusiasta dos quadrinhos e, salvo Batman, Ironman e Watchmen, os dispensaria todos, até que enfim chegassem os Vingadores.

“Filme feito para fãs” – foi o incontestável argumento para rebater minha displicência heróica. A defesa nasceu de um inocente desabafo ao incrivelmente chato Hulk (readaptado) e se estendeu ao iminente Thor. Argumento pontual, deixo minhas desculpas ao monstro verde.

Tela em movimento, avalanche de trailers (não canso de gostar da expectativa proporcionada) e pronto! Fade in para o filho do trovão me convencer dos seus poderes mágicos. Poucos frames e o sorriso de Portman brilha intenso bem lá no fundo dos meus olhos. Thor quem?

E vão dizer que é a maldição do Oscar. Que bastou a estatueta para ela se meter em produções duvidosas (leia-se Halle Berry em Mulher Gato e Charlize Theron em Aeon Flux), pois defendo Thor como uma produção duvidosa de primeira! E a menina Natalie impecável.

Aliás é a doce liga do filme, a própria Ms. Portman. Mesmo dentro de um papel raso, ela extravasa carisma. De dispensável fica apenas o sempre dispensável romantismo hollywoodiano, entre ela e Thor (Spoiler?). De resto, boa ideia e ponto para Kenneth Branagh.

O diretor sabia que tinha uma bomba em potencial nas mãos. Empurrar Thor, um herói do segundo escalão, goela abaixo de expectadores desavisados como eu, não seria nada fácil. Por isso a grande sacada de fazer da obra, uma comédia sutil e sem exageros. Pipoca com coca!

Até o quase inédito Chris Hemsworth soube sustentar o papel que lhe cabia. A melhor personificação que consigo visualizar. À contra gosto, admito, estar tarde demais para Brad, um reles cinquentão. Não sugiro sequer o velho Odin, já que Hopkins é tão imbatível quanto o próprio sr. Pitt.

Mas acato à sugestão paralela do filme se passar todo em Asgard, sem a Terra. Faria bastante sentido um pouco mais de epicismo, Anthony Hopkins e Rene Russo (onde diabos ela tinha se metido?). E aquela dimensão dá um caldo. Loki, a trilha que leva ao portal dos mundos, o guardião e os Gigantes do gelo.

Thor é pouco, mas atende a uma proposta específica. “Filme feito para fãs” vira minha verdade absoluta. Natalie Portman tem minha carta de anuência para qualquer produção, chanchadas se quiser! Que venha Capitão América, os Vingadores, tudo. Ainda viro fã!

Um comentário:

Slope disse...

inesperado ver que o Mighty Thor conseguiu não só aprovação como também uma resenha... gramdes poderes tem esse Mjolnir...