quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Estigma da Idade



Tenho o hábito de observar os velhos. Não com admiração nem, tampouco, desprezo. Apenas com atenção, tentando aprender um algo qualquer sobre meu futuro próximo. E digo que são velhos porque me ensinaram na vida que existem dois tipos de gente: os novos e os velhos.

O conceito que tenho sobre a idade que têm os velhos, vem mudando a cada ano e hoje, que beiro os trinta, velhos são os bem velhinhos, como seus cabelos brancos, suas vozes roucas e seus movimentos lentos e arrastados. Penso em velho e é essa imagem que me vem à cabeça.

A ideia que faço do futuro não é lá muito animadora, sei. Gosto da pressa e do frenesi da vida. Me acostumei ao ritmo das coisas “em cima da hora”, vai ser difícil se adaptar. Quando eu era muito jovem, achava que velhos eram nossos pais. Os adultos e suas responsabilidades.

Já tenho quase a idade que tinha meu pai quando eu pensava assim, nem um terço de suas responsabilidades. E ele, hoje, rejuvenesceu. Velhos são os bem velhinhos, cansados e com sono. Cruzei um desses no trânsito hoje. Velhinho mesmo! De óculos de sol e a cem por hora.

Me ultrapassou todo esbaforido. Boné para trás, cigarro na boca e camiseta regata. Juro, mais de oitenta nas costas e costurando garotões no trânsito. Confesso que me senti ofendido, ora, ultrapassado por um velho! Um VELHO! Demorei para entender e enxergar um futuro melhor!

Um futuro onde a idade pesa menos que o pé no acelerador. Aí tentei acelerar atrás daquele velho, para agradecê-lo pela esperança de um futuro menos inválido. Mas esbarrei na pressa que tinha em levar os resultados dos meus exames ao ortopedista. Doem minhas articulações.

Aos trinta anos, velho. Desloquei o ombro e o quadril. Tornozelo luxado e artrose no joelho. Acho que nunca vou alcançar aquele velho... 

3 comentários:

Tati Quadra disse...

Li uma pesquisa q diz q as mulheres começam a se sentir velhas aos 29. Tenho 28 e às vezes já tenho esssa sensação. A msm pesquisa diz q os homens se sentem assim por volta dos 50 e tantos, qdo têm problemas de ereção! (Kkkkk) Relaxa, vc tem tempo! E para de fazer estripolia menino! :) bj

Fabiano Malta disse...

Se ao menos tivesse uma pílula azul para a velhice... rs
Em tempo: Tudo saudável com minha carcaça! Comemorarei estripulando mais um pouco!

Anônimo disse...

Eu falo que a tartaruga da minha vó dá show em mim. Se não fosse ela falar: "ai se pega no olho..." eu ia achar que ela era uma jovenzinha!