quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Sonho aos Que Não Dormem


Não sou do sono, vou lhes dizer. Sou do tipo olhos abertos, enquanto todos respiram fundo na quinta dimensão do irreal. Sou dos que, noite adentro, ativam a função coruja até o sol raiar no céu, impotente e imbatível. Porém, sou desses que, apesar do apreço à noite, zumbi de dia.

Porque sou dos mesmos que, aliás, piscam compulsa e furtivamente durante o dia útil (aos outros), saturado do frenesi da vida, que não pára nunca! Às segundas, sextas e domingos! Deus, que pressa é essa que não alcanço? A vontade de resolver o inútil todo ainda hoje!

Um todo turvo e inatingível. Por isso fã da noite... Da paz, da calma, da desapressa de resolver o irresolvível numa só tacada. Porque, já aprendi, menos problemas no bolso são mais problemas na mesa. E, portanto, os carrego no bolso, na altura da mão e da amnésia.

Pois, quando todos à flor da pele, na parede do crânio, loucura à frente! E desassossego! Que motivo tem a vida, senão a paz e a alegria? Dinheiro, sucesso e álcool? Consequência pouca aos que verdadeiramente riem da vida com o melhor que ela oferece: Felicidade!

E para ela não tem hora. Notívago ou matutino! Férias ou terça quente de verão, durante reunião de balanço mensal. Felicidade é estado de espírito. E só! É dormir em paz, dando liberdade a si mesmo de acordar, impressionado, com o improvável sonhado na noite anterior.

Porque só no sonho somos nós. Descontrolados de nós mesmos e das rédeas sociais as quais nos submetemos todos os dias. Nos sonhos somos tudo o que, sequer, imaginamos. Porque somos livres. Da sociedade e de nós mesmos. Sou fraco de sonho, mas, quando fresco, satisfeito.

Porque me vejo muito além de mim, desejoso de uma vida mais sonhada e menos alicerceada. Vigas, lajes e concreto. Tudo isso é muito prático, mas simples demais, ao mesmo tempo. Bom de viver é o desapego ao passo reto que vem adiante. E quero mais é andar no escuro!

Porque é no escuro que nossa mente ferve, criativa e livre. É na abstinência do plano que voamos em mil direções, sonolentos ou não. Abertos à vida, às novidades, ao mundo e todo o resto. Tenho pouco sono, reforço, mas muito prazer em dormir. Ou melhor, em sonhar!

Um comentário:

Ruiz Aquino disse...

"E toda meia-noite
eu sonho com você.
E se você duvidar,
posso até sonhar
pra você ver."

Tom Zé